segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Aristocracia do Estado do Paranã!!!

          O Resultado das eleições de ontem (dia 03/10/2010) no âmbito estadual corroboraram uma tendência que já pode ser colocado na categoria de "Longa Duração" como fenômeno histórico. Exageros a parte, a população do Estado do Paraná vem elegendo uma mesma elite política a pelo menos 60 anos de nossa história política e eleitoral.
         Os sobrenomes Richa, Dias, Fruet, Stephanes, Curi, Requião, Lupion e etc...vem se elegendo ininterruptamente apesar de várias más administrações e de fortíssimas suspeitas de corrupção em nosso Estado. Primeiramente, é notável que os lideres do esquema de desvios de verba na Assembléia Legislativa através da criação de funcionários fantasma foram reeleitos com uma margem enorme sobre os demais candidatos. Além é claro da fácil eleição de Beto Richa, que carrega (além de sua jovialidade e cara de bom moço) o sobrenome de um dos grandes expoentes da elite política do Paraná no século XX que foi José Richa.
        A questão chave de tudo isso é a relativa tranqüilidade com que estes nomes circulam e se apoderam na máquina pública com a feliz certeza de que nas próximas eleições serão contemplados com os votos do povo paranaense. Justus e Curis da vida não sentem menor medo de se apoderarem do dinheiro público pelo fato da inevitabilidade de sua eleição no futuro. Me dá a impressão que quem vota nesse país (e nesse Estado) vota sempre no cara mais famoso (E ai entra a importância do sobrenome...do tempo na política) ou no cara que sempre aparece na mídia...só que o problema é, que os políticos que aparecem na mídia usualmente são os que estão envolvidos com casos de corrupção....hahaha!! E mais...como se a situação no nosso Estado fosse ótima...com explosão da violência e de demais problemas estruturais nos úlimos anos.
        Do jeito que a coisa anda...essas famílias e esta Aristocracia do Estado do Paranã vai continuar a se perpetuar ad infinitum... e juntamente com ela a tranquilidade pra algumas destas pessoas se aproveitarem de maneira ilícita de nossos impostos. Enquanto uma melhor instrução não chegar a boa parte de nossa população... Como nos livramos desse ciclo vicioso hein?? Sugestões???

Fabiano Atenas Azola

10 comentários:

  1. Fórmula para comentar o resultado de qualquer eleição no Paraná:

    "Pqp, o [.a.] se (re)elegeu! Mais quatro anos de defasagem no(a) [.b.]"

    Troque [.a.] pelo nome de QUALQUER político da lista de candidatos, e [.b.] por qualquer tópico da administração.

    Um abraço pra quem tá bom de representante, não é mesmo?

    =/

    ResponderExcluir
  2. Bem, nem preciso dizer que os resultados fomentam ainda mais a minha desilusão política. Está difícil de romper o ciclo vicioso, não é? Impotência total vinda dos próprios eleitores. Mas... não deveria ser – teoricamente - diferente? =S

    ResponderExcluir
  3. ...Como nos livramos desse ciclo vicioso hein?? Sugestões???....

    putttezessss.. nao sei cara... mas votando no PT é que não é!

    ResponderExcluir
  4. E votando no Serra/PSDB é???
    Por 8 anos ministro do governo FHC e parte de um governo que não fez mais que controlar a inflação (essa é a contribuição)... e estagnar o desenvolvimento econômico e social do país com um nível de investimentos quase nulo nas políticas sociais, na economia e na educação? Esse mesmo governo que mesmo privatizando meio mundo de empresas estatais aumentou a dívida pública??
    Pra que lado correr hein???

    ResponderExcluir
  5. cara..

    não existe um homem, nem um grupo de pessoas ou nem mesmo um gigante partido politico capaz de mudar a situacao do Brazil.

    Infelismente nosso processo é lento. E para ter mudança é necessario q comece hoje para quem sabe daqui 20 anos nossa politica seja boa

    ResponderExcluir
  6. apesar de o sistema ser falido como um todo eu acredito que algumas excessoes estao tentando lutar contra esse sistema, e ai esta a esperanca, que as excessoes se tornem a maioria com o passar do tempo. Por isso mesmo com esses resultados, soh reclamar da vida nao adianta...
    beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Bem, acredito que o esquema de política/governo vai ser sempre por esse caminho mesmo. Instrução, a que tipo de instrução se refere? Qualquer tentativa de instrumentalizar politicamente aqueles marginalizados dos processos decisórios na nossa sociedade (salvo o dia da eleição) é refutada por supostamente contar com métodos (não só método, tem mais coisa) retrógrados e reprimidos pelo Estado, pela Igreja e outras instituições. Cara, não adianta, enquanto não construírmos/(re)descobrirmos bases para se desenvolver a construção de um outro projeto de sociedade lutar contra esses esquemões que reelegem sempre os mesmos é muito difícil.

    ResponderExcluir
  8. ah, e esse teu blog tá muito azulão... hahaha

    ResponderExcluir
  9. A solução é todo mundo sair pelado na rua protestando. Ou mandar um caraio voador no discurso desses políticos, vide youtube: http://www.youtube.com/watch?v=lJWcKeqoAE8

    Brincadeiras a parte, não vejo solução nas eleições, seja o candidato que for. Tem um dito popular que diz "só há folgado onde deixam". Diante da passividade do nosso povo (e nisso me incluo vergonhosamente) fica fácil roubar. O máximo que vão fazer é xingar um pouquinho e tal. Ninguém toma no rabo, nenhum nome perde força, esses malditos continuam a trocar o poder entre suas próprias mãos, uma versão melhorada da Café com Leite. O problema num é nem a questão da educação, pois a quantidade de pessoas instruídas é mais do que suficiente para derrubar essa meia dúzia de safados. O foda é que estamos todos acomodados. Passagem subiu pra 2,50 e quem se fodeu? O motorista e o cobrador, que agora têm que ouvir um monte de bobagem sendo que não é deles a culpa pelo aumento. E nós sabemos que não é culpa deles, mas não protestamos com as autoridades que permitem que empresas privadas vençam licitações ridículas e metam a mão no nosso bolso, preferimos xingar o motorista pra aliviar uma fúria temporária e que fique por isso mesmo.

    ResponderExcluir