sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mas professor...Para que eu estudo História??? O que é? Para que ela serve?

         Em minha opinião, um bom professor (seja de qualquer área do conhecimento) tem que deixar muito claro para seus alunos o porque destes estarem estudando uma determinada disciplina em um determinado lugar. O interesse e a empatia de um grupo de jovens pelo conhecimento só se inicia a partir do momento em que os mesmos enxergam o papel deste conhecimento no contexto onde eles estão inseridos. Lógicamente, a atribuição da importância e do papel de uma disciplina é algo  subjetivo (A opinião do professor é parte disso...juntamente com o papel que a sociedade atribui à disciplina), mas isto deve ficar bem claro aos alunos que estão aprendendo.
       Sendo eu, um professor de História em começo de carreira profissional e acadêmica, tenho como principal estratégia de ensino (essa é uma das coisas que aprendi na Universidade) a colocar estas questões que pouquissimas pessoas refletem sobre...que é o questionamento epistemológico (e porquê não) ontológico da disciplina...Todas minhas primeiras aulas com todas as turmas (do Fundamental ao Médio) tento respondê-las..."O que é História?"..."Para que (ou quem) ela serve?"
      Em tempos de uma sociedade técnocrática onde as ciências humanas andam em baixa frente a sociedade como um todo (principalmente a brasileira), volta e meia identificadas como algo "inútil" ou como "doutrinação ideológica de esquerda"..tentar responder estas perguntas com os alunos é quase que uma arma de sobrevivência de quem estuda História ou outras ciências humanas frente a todas estas contestações... (Convém lembrar que apesar da inclusão da Sociologia e da Filsofia no Ensino Médio...a carga horaria das Humanas vem diminuindo constantemente nas escolas!!!)...Mas chega de papo e vamos tentar responder estas perguntas de maneira suscinta...
     Começo com a clássica "O que é História?"...E para responde-lá utilizo a máxima de um grande historiador francês chamado Marc Bloch...só que modificando-a um pouco... "A História é o estudo dos homens em seus tempos e lugares"...Ou seja, extremamente abrangente e elucidador...HomenS (todos) TempoS e lugareS (onde haviam manifestações humanas é claro...)...acho que não é preciso acrescentar nada... Tudo que é humano pode ser história (enquanto conhecimento... )
    Mas para mim...gosto mais de responder a segunda pergunta..."Para que ou quem serve?"...Vou tentar responde-la a partir de dois eixos. Primeiro pela literatura...me utilizando de um dos grandes clássicos do século XX..."1984" de George Orwell... Satirizando os regimes totalitários do século XX (Nazismo e o Stalinismo), que tinham a História como arma ideológica fundamental na manutenção destes regimes...eu lembro do lema do partido do Grande Irmão: "Quem controla o passado, controla o futuro...e quem controla o presente, controla o passado"...Autoexplicativo não????. E meu segundo eixo é baseado em historiador alemão, Jorn Rüsen...que coloca a importância do conhecimento histórico da seguinte maneira (pela minha interpretação!)...onde a consciência histórica serviria como um eixo de localização no tempo e de auto-conhecimento da sociedade onde nós fazemos parte... O estudo do passado e a construção do conhecimento histórico nos servem como guia para pensarmos sobre como agir no presente...
    Parecem noções de História paradoxais e contraditórias...mas na minha opinião ela trabalha sob estas duas faces...as vezes juntas...as vezes uma contra a outra... Alguém tem dúvida da importância dela  para as nossas vidas enquanto indivíduos?? (se ainda tiverem leiam Orwell que elas desaparecem...hahaha)

                                          Um abraço a todos!

                                          Fabiano Atenas

7 comentários:

  1. "Quem controla o passado, controla o futuro...e quem controla o presente, controla o passado"

    De uma genialidade sem tamanho essa frase.
    Não há um exemplo sequer que faça com que essa afirmação fure. Sendo assim, é mais do que uma simples teoria. É uma lei.

    Que você consiga sempre passar aos seus alunos a tamanha importância da disciplina História.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver voce respondendo essas perguntas... e ainda temos tantas outras que nos rodeiam enquanto professores e alunos de historia que somos!!! mas isso ai, essa eh a trilha a seguir... beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito Fabiano!
    O problema da frase do Orwell é que não tem saída, pobre dos historiadores.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Marcos...
    A frase do Orwell e o fato dela não ter saída se encaixa também aos "seguidores" da idéia de poder e história do Foucault e dos "pós-modernos" como um todo...Mas é isso não discussão para um blog neh?? hahaha...por isso também gosto do Rusen...que acredita sim em uma saída na racionalidade da História...

    ResponderExcluir
  5. Ou também, nada como uma revoluçãozinha pra esquentar os ossos.
    Mas nosso clima, me parece, ser mais esse de o Emil Cioran fala:

    Somos os grandes decrépitos, oprimidos pelos antigos sonhos, para sempre inaptos para a utopia, técnicos de fadigas, coveiros do futuro, horrorizados pelos avatares do velho Adão. A árvore da vida não conhecerá mais primaveras: é madeira seca; com ela se farão ataúdes para nossos ossos, nossos sonhos e nossas dores. Nossa carne herdou o fedor das belas carcaças disseminadas pelos milênios. Sua glória nos fascinou e a esgotamos. No cemitério do Espírito repousam os princípios e as fórmulas: o Belo está definido e ali jaz enterrado. E também o Verdadeiro, o Bem, o Saber e os Deuses. Ali apodrecem todos (a história: âmbito onde se decompõem as maiúsculas e, com elas, os que as imaginaram e veneraram).

    ResponderExcluir
  6. Eu até gosto de Historia sabe... tirando a parte que fala do passado (que é muito chata).

    ResponderExcluir
  7. Mas que passado?? um segundo atrás, ano, década, século??? hahaha

    ResponderExcluir