quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fabiano e Futebol (Uma Ode aos meninos da Vila)

      

      Remediando um pouco um de meus sonhos de adolescente (Ser um cronista esportivo!!!) faço uma homenagem gastando meu pequeno vocabulário ao time que devolveu o lúdico ao futebol brasileiro no primeiro semestre de 2010.
       Em tempos de Dunga, de futebol pragmático e de resultado em nossas terras, o time do Santos com seus garotos da base demonstraram ao mundo (Assim como a Espanha na Copa) que é possível ter um time vencedor jogando de maneira lúdica e alegre. Os jogos do Santos são tão legais, com toda a genialidade e molecagem do Neymar, a visão de jogo e a categoria absurda do PH Ganso, a eficiência e o bom futebol de Robinho e André, que os próprios adversários acabam jogando mais do que sabem contra os meninos da Vila. Pelo Santos ser um time que joga aberto, provocando (de maneira positiva, com a bola!!) o adversário o tempo todo...o oponente se obriga a jogar de maneira ofensiva também...já que o Santos oferece muito espaço.
       O Jogo ontem contra o Vitória pela finalíssima da Copa do Brasil, demonstrou toda a ousadia e a capacidade técnica desse time que desde o início no ano venho torcendo fervorosamente (olha que sou corinthiano hein!!). Uma pena que provavelmente teremos o prazer de ver somente mais um jogo com esse time espetácular que o Santos montou esse ano, já que provavelmente será desmontado pelo poder econômico do futebol europeu. Até mesmo o penalti que o Neymar perdeu ontem imitando Loco Abreu, foi uma demonstração tão bacana dessa ousadia que falta ao futebol nos últimos anos (Vide a Copa do Mundo e a falta de jogadores dribladores!)
      É por esse time que me orgulho de dizer aos cidadãos do mundo que sou brasileiro e que de certa forma compartilho dessa cultura futebolística que querendo ou não faz parte do Brasil (lembrando Wisnik!!!). Menos mal que veremos estes garotos atuando pela nossa seleção...espero que seja por muito tempo!!!

É isso!!!

Fabiano Atenas Azola

5 comentários:

  1. Conforme conversamos pessoalmente (o que sempre é um enorme prazer) eu discordo em partes de todo esse saudosismo em relação aos tão badalados meninos da vila. Com exceção de Paulo Henrique Ganso, que já mostrou ser um homem da vila e não um mero moleque, vejo que esses quase quatro anos que temos até a próxima copa terão de ser muito bem trabalhados com a garotada. Um Gattuso, babando por sangue, seria o suficiente para intimidar os mais novos.
    Em 2006 tivemos uma seleção excessivamente festeira, deu no que deu. Em 2010 verdadeiros militares vestiram a canarinho, sem sucesso. Será que não aprenderam ainda que todo exagero faz mal? SÓ arte não vai resolver.
    Puxando o comparativo com a Espanha, gostaria de lembrar que eles tiveram o Puyol em momentos cruciais até para decidir o jogo contra a Holanda. Na hora que a "arte" pipocar para a disciplina teremos nós um Puyol para, na raça e determinação, nos salvar?

    Equilíbrio. Palavra-chave novamente esquecida.
    Todo o sucesso do mundo pra gurizada. Vestiu a camisa do Brasil eu vou torcer contra tudo e todos!

    ResponderExcluir
  2. Não sei não... Se o Santo André tivesse mais dois jogadores de nome o Santos não tinha ganho o paulista, e ainda tem o jogo de volta contra o Vitória que vai ser muito difícil para o Santos.
    Ver os meninos jogarem bola é divertido e tals, realmente empolgante.. mas ainda acho que na hora do vamos ver..
    Um abraços fabio! hahah legal a ideia do blog :p

    ResponderExcluir
  3. Obs. Esqueci de dizer que não pude ver o jogo Santos x Vitoria porque estava vendo o TRICOLOR jogando a libertadores... hahahahahahah

    ResponderExcluir