sexta-feira, 30 de julho de 2010

Descendents e seus "descendentes" na música!

       

      Para os que não conhecem, o Descendents é uma banda formada em Los Angeles no fim dos anos 70, é uma das primeiras bandas da musíca punk e suas vertentes na Costa Oeste dos EUA. O fato de estar escrevendo sobre este grupo (para além de meu gosto músical é claro!) se deve a influência e a importância que essa banda tem para toda uma vertente do Rock ´n Roll...mais especificamente Punk Rock e o Hardcore Punk.
       Milo Aukerman e seus comparsas, criaram nos anos 80 um novo paradigma musical e temático no punk rock. Apostando e valorizando os aspectos melódicos da música, e letras que falam de desiluções amorosas e a adolescência de  um nerd "loser" na escola (Milo é um nerdaço de marca maior!!!), o Descendents se tornou referência do que é ser melódico na vertente Punk. Desde o melódico californiano (Face to Face, NOFX), o punk pop (Blink 182, Offspring, Fall Out Boy) até melódicos de outras vertentes e lugares(H2O, 7 Seconds, Bouncing Souls) tem esta banda como uma de suas referências principais.
     Vou mais além, já perdi a conta de quantas vezes eu já vi essas bandas de adolescentes de powerpop e EMO que ainda estão na moda no Brasil (NX Zero, Strike, Fresno,...) usando em programas de auditório a camiseta da banda. Pensando bem...o Descendents foi a primeira banda do punk rock a ter a temática emocional em suas músicas...com uma qualidade musical incrivel!! (ao contrário dessas bandas mela-cueca que fazem sucesso entre a molecada!!)
     Saindo um pouco do aspecto musical...a banda é tão representativa que o vocalista (Milo Aukerman) recebeu uma homenagem do criador dos Simpsons (Matt Groeing) em um de seus episódios...Alguem lembra do personagem Frank Grimes?? Era mó nerd e teve Milo como principal inspiração...
     Bem...o fato de eu escrever sobre essa banda hoje (Amanha tem show do H2O em Curitiba...que foi muito influenciado pelo Descendents!) é pra alertar a molecada que assim como eu gostam e convivem na cena hardcore ou punk rock, a conferirem essa banda porque ela é histórica e muito boa musicalmente!

                                                Um Abraço a todos.

                                                Fabiano Atenas

Aqui vai uma palinha dos que se interessarem pela banda!!!

http://www.youtube.com/watch?v=gXbPlFgSfao

2 comentários:

  1. ahhh..
    então Fresno Restart Emo e tudo essas putarias ai é tudo culpa "deles" ?!?!?

    achei o culpado

    ResponderExcluir
  2. Contanto que seja feito com qualidade, a temática que se irá adotar pouco importa. Prova disso é a abrangência que a banda Descendents teve em comparação com o que as porcarias emo têm hoje. A primeira, top de linha, influenciou diversos ramos de um mesmo gênero e é reconhecida até por aqueles que não são muito favoráveis aos temas adotados, enquanto que os "enlatados" da modinha não saem desse pequeno círculo e são vistos com maus olhos por todos que não curtem.
    Banda BOA conquista admiração de quem curte o som e RESPEITO de quem não curte. Banda RUIM... fica só com seu restrito público-alvo.

    Gostaria mesmo que essa emarada dos infernos fosse a um show de verdade, pra largar de vez essas porcarias e dar valor ao que realmente merece, ao invés de enriquecer essa meia dúzia de mela cueca que mal sabe o que é passar aperto na vida pra cantar coisas de tom tão depressivo.

    ResponderExcluir